Busca avançada
Ano de início
Entree

Intercalacao de dialquilaminas alifaticas e aromaticas em acido silicico lamelar magadeita e termoquimica.

Processo: 03/02738-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Claudio Airoldi
Beneficiário:Thaís Regi Macedo
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06635-8 - Estudos termodinâmicos de interações em sistemas homogênicos e heterogêneos com ênfase em calorimetria, AP.TEM
Assunto(s):Calorimetria   Interação   Termoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amina | Calorimetria | Interacao | Lamelar | Magadeita | Termoquimica

Resumo

Este plano tem como objetivo sintetizar o filossilicato cristalino lamelar magadeíta, que apresenta camadas inorgânicas, formadas por unidades de ortossilicatos, com grupos silanóis entre as lamelas, as quais são mantidas por forças de dispersão. Os prótons possuem capacidade em formar ligações de hidrogênio na intercalação, sendo utilizadas as n-dialquilaminas alifáticas H2N-(CH2)n-NH2 (n = 2 a 6) e aminas aromáticas. O filossilicato original e todas as demais formas intercaladas serão caracterizadas por análise elementar, espectroscopia na região do infravermelho, difração de raios X, ressonância magnética nuclear dos núcleos 13C e 29Si no estado sólido e análise térmica. A importância tda ressonância como de raios X está relacionada às informações que propiciam ao conhecimento do ajuste das espécies na cavidade interlamelar, como na cristalinidade dos compostos. Após a sistemática de caracterização da magadeíta, a mesma será titulada em meio heterogêneo, com as bases desejadas, com o intuito de se obter os dados referentes à termodinâmica de intercalação. Com estes dados podem estabelecer correlações entre as distâncias interlamelares dos compostos intercalados e as variações entálpicas com o número de carbonos das espécies intercaladas. Estes dados darão importantes contribuições ao estudo da energética de compostos que vem sendo obtidos em nosso laboratório, principalmente em relação a esta importante classe de compostos cristalinos silícicos lamelares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Thaís Regi. Intercalação de alquildiaminas alifaticas e aminas aromaticas em acido silicico lamelar magadeita e termoquimica. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.