Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de k,ca,mg,fe,cu,mn e zn em solos e plantas por espectrometria de absorcao atomica com atomizacao eletrotermica, utilizando-se filamentos de tungstenio modificados com rodio e iridio.

Processo: 03/02775-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Francisco José Krug
Beneficiário:Paulo dos Santos Roldan
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Solos   Materiais biológicos   Atomização eletrotérmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atomizacao Eletrotermica | Filamento De Tungstenio | Materiais Biologicos | Solos

Resumo

A determinação de metais e semi-metais em solos e plantas por espectrometria de absorção atômica utilizando filamentos de tungstênio modificados quimicamente com ródio e irídio como atomizadores, representa o foco principal do trabalho a ser realizado. Os elementos que serão analisados, e que se apresentam divididos entre macronutrientes e micronutrientes, são K, Ca e Mg, e Fe, Cu, Mn e Zn, respectivamente. O trabalho busca parâmetros confiáveis para a produção em escala industrial de um equipamento, possivelmente portátil, com o sistema WC-ETAAS para análises de rotina de diferentes amostras, visando, sobretudo, à criação de protocolos analíticos referentes às determinações de amostras de solos e plantas utilizando-se os filamentos de tungstênio puros e/ou modificados por ródio e irídio. Também serão avaliadas estratégias alternativas para a extração dos metais e preparo das amostras. Dentre os métodos que serão estudados, a extração ultra-sônica apresenta-se como alternativa atraente por ser um método rápido, de baixo custo, com reduzida manipulação da amostra, mais seguro (evita-se a manipulação de ácidos concentrados), de fácil mecanização, menor consumo de reagentes, pequena geração de resíduos, e principalmente, por ser uma alternativa que já vem sendo avaliada pelo grupo de pesquisa orientado pelo Prof. Dr. Francisco José Krug (projeto de Doutorado do aluno Dário Santos Junior, financiado pela FAPESP). Paralelamente, poderão ser realizados experimentos com outros tipos de amostras (ex.: água, fertilizantes, rações), com o intuito de demonstrar a versatilidade da técnica e a possibilidade do uso da mesma em outros ramos de ciência. O sistema proposto, além representar baixo custo, apresenta a vantagem de poder ser utilizado em campo (in situ), ou em laboratórios de rotina que não tenham recursos para a aquisição e manutenção de um equipamento GFAAS, por exemplo, ou não possuam instalações elétricas específicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)