Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da secrecao de insulina e da expressao e ativacao de elementos participantes da via de sinalizacao da insulina e leptina em ilhotas pancreaticas de ratos submetidos a baixa temperatura.

Processo: 01/06285-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Licio Augusto Velloso
Beneficiário:Claudio Teodoro de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Secreção de insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Secrecao De Insulina

Resumo

Exposição ao frio modula a secreção de insulina e a resposta periférica ao hormônio, levando a um estado de resistência periférica, que acarreta um direcionamento do fluxo de utilização de glicose preferencialmente para o S.N.C., promovendo a queima de ácidos graxos livres para manutenção do metabolismo periférico e termogênese. Aparentemente, esta modulação deve-se a ação direta da exposição ao frio, a alterações na atividade neural das ilhotas pancreáticas e a interferência no padrão de resposta periférica à insulina. Sendo assim, este modelo é apropriado para a avaliação funcional da ilhota pancreática, pois tornam-se mais evidentes os efeitos neurais e hormonais no controle da secreção de insulina. Estudos dos mecanismos através dos quais a baixa temperatura modula a secreção de insulina são desconhecidos. Também não são conhecidos detalhes a respeito da função e da resposta fisiológica de IR, IRS-1, IRS-2, ObR e outros elementos distais das vias de sinalização da insulina e leptina em ilhotas pancreáticas. Este projeto visa avaliar a secreção de insulina e expressão e ativação de elementos participantes da via de sinalização da insulina e leptina em ilhotas pancreáticas de ratos submetidos a baixa temperatura. Acredita-se que a avaliação de mecanismos centrais e periféricos de controle da secreção de insulina em um modelo de hipoinsulinemia e hipoleptinemia resulte em informação útil para uma melhor compreensão do controle fino da secreção de insulina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Claudio Teodoro de. Co-ativador-1 'alfa' do receptor ativado por proliferador do peroxissoma (PGC-1'alfa'): um co-ativador de transcrição genica envolvido com o controle da secreção e ação periferica da insulina. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.