Busca avançada
Ano de início
Entree

Definição de estratégia de produção considerando restrições operacio nais

Processo: 03/04985-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Tasso Cordeiro Benevides de Magalhaes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de produção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Metodologia | Otimizacao | Reservatorio | Simulacao | Sistemas De Producao

Resumo

Estratégias de produção para campos petrolíferos são traçadas levando em conta restrições físicas, operacionais e econômicas. Em recentes trabalhos publicados sobre a otimização de reservatórios têm-se levado em conta apenas restrições do reservatório, simplificando muitas vezes o processo por não considerar restrições operacionais no sistema (facilidades) de produção escolhida para o campo. Isso acontece, pois o processo é bastante complexo e assume-se que esta simplificação não afeta diretamente os resultados do processo de otimização. No Brasil, entretanto, 90% da produção provém de campos marítimos onde as restrições operacionais devido as facilidade de produção são maiores. Esse fato pode levar a erros significativos no processo de otimização. Dessa forma, esses erros podem não só resultar em diferentes previsões de produção como afetar a própria resposta do processo de escolha de estratégia de produção (localização, número e tipo de poços). O objetivo deste trabalho é continuar uma linha de pesquisa que está sendo desenvolvida por Nakajima (2003), onde uma metodologia de otimização de estratégia de produção de campos de petróleo está sendo desenvolvida. A continuação desta pesquisa se dará através da investigação da importância das restrições operacionais no processo de otimização e do desenvolvimento da integração dessas restrições com a metodologia utilizada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAGALHAES, Tasso Cordeiro Benevides de. Influencia de restrições operacionais na definição das estrategias de produção. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Campinas, SP.