Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática, bionomia e evolução dos Lepidoptera neotropicais

Processo: 03/05895-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de julho de 2003
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Duarte da Silva
Beneficiário:Marcelo Duarte da Silva
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13898-0 - Sistemática, bionomia e evolução dos Lepidoptera neotropicais, AP.JP
Assunto(s):Lepidoptera   Lycaenidae   Filogenia   Evolução molecular   Sistemática

Resumo

O objetivo principal deste projeto é ampliar o conhecimento sobre a Ordem Lepidoptera na região neotropical. Estes insetos compreendem, em número de espécies, o segundo maior grupo de todos os animais viventes na Terra. São importantes polinizadores e bons indicadores em estudos de diversidade e conservação. O Museu de Zoologia da USP (MZSP) conta com um dos mais importantes acervos de Lepidoptera da América Latina. A falta de um curador, com formação acadêmica voltada para o grupo taxonômico em questão, tem dificultado as atividades de ampliação e sistematização deste acervo. As principais metas para os quatro anos de projeto são: introduzir uma nova linha de pesquisa no MZSP (Sistemática, Bionomia e Evolução dos Lepidoptera Neotropicais); realizar curadoria da coleção; inventariar a lepidopterofauna em áreas pouco estudadas do Estado de São Paulo; contribuir para um melhor entendimento sistemático e evolutivo da família Lycaenidae, apresentando evidências morfológicas para suportar a monofilia da seção Lamprospilus (Theclinae, Eumaeini), cujas espécies parecem ser detritívoras, pelo menos facultativamente; os gêneros desta seção (grupo de seis gêneros sensu Robbins, 2002) serão revisados e para cada um será apresentada uma proposta de relacionamento filogenético entre as espécies. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RONALDO BASTOS FRANCINI; MARCELO DUARTE; OLAF HERMANN HENDRIK MIELKE; ASTRID CALDAS; ANDRÉ VICTOR LUCCI FREITAS. Butterflies (Lepidoptera, Papilionoidea and Hesperioidea) of the "Baixada Santista" region, coastal São Paulo, southeastern Brazil. Revista Brasileira de Entomologia, v. 55, n. 1, p. -, Mar. 2011.
FRANCINI, RONALDO BASTOS; DUARTE, MARCELO; HENDRIK MIELKE, OLAF HERMANN; CALDAS, ASTRID; LUCCI FREITAS, ANDRE VICTOR. Butterflies (Lepidoptera, Papilionoidea and Hesperioidea) of the ``Baixada Santista{''} region, coastal Sao Paulo, southeastern Brazil. Revista Brasileira de Entomologia, v. 55, n. 1, p. 55-68, JAN-MAR 2011. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.