Busca avançada
Ano de início
Entree

Exigencias de energia metabolizavel para aves de corte tipo caipira criadas em sistema semiconfinado.

Processo: 03/04649-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Michele de Oliveira Mendonca
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Frango Caipira | Relacao Energia Proteina | Semiconfinamento

Resumo

Essa pesquisa tem por objetivos determinar as exigências de energia e a melhor relação energia: proteína nas fases inicial (1 a 21 dias), crescimento (22 a 49 dias) e final (50 a 70 dias) de machos e fêmeas de uma linhagem tipo caipira para produção de carne em sistema semiconfinado. Serão conduzidos 6 ensaios para determinar as exigências de energia metabolizável (EM) para ambos os sexos em cada fase de criação. Em cada ensaio, 400 aves com idade correspondente à fase de criação serão alojadas na instalação experimental constituída por 20 piquetes que dispõe de uma área coberta para alimentação e recolhimento das aves e uma área de pastejo. O delineamento experimental será inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 4 repetições de 20 aves cada. Os níveis de EM (kcal EM/kg de ração) a serem estudados na fase inicial serão: 2600, 2750, 2900, 3050 e 3200, na fase de crescimento: 2700, 2850, 3000, 3150 e 3300 e na fase final: 2800, 2950, 3100, 3250 e 3400. A proteína bruta e os demais nutrientes serão mantidos constantes em todas as rações de acordo com as recomendações do NRC (1994) para cada fase. Em todos os ensaios serão avaliados: consumo de ração, de proteína e de EM, ganho de peso, conversão alimentar e calórica, além de avaliar características de carcaça e determinar as deposições de proteína e gordura corporal. Os dados serão analisados usando SAS (1996). As estimativas das exigências serão determinadas por modelos de regressão polinomial e exponencial e modelo descontínuo LRP (Linear Response Plateau), optando-se pelo que proporcionar melhor ajuste para cada característica avaliada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDONCA, Michele de Oliveira. Níveis de energia metabolizável para aves de corte de crescimento lento criadas em sistema semiconfinado. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.