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O eremitismo como ideal monastico na vita sancti fructuosi.

Processo: 03/03954-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2003
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Ruy de Oliveira Andrade Filho
Beneficiário:Ronaldo Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Cristianismo   Visigodos   Hagiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cristianismo | Eremitismo | Frutuoso | Hagiografia | Monacato | Visigodos

Resumo

A Vita Sancti Fructuosi, hagiografia visigótica, escrita em meados do VII século, constitui-se em uma fonte que pretende nos informar sobre a vida e os feitos de Frutuoso de Braga, personagem também deste século, cuja existência data pouco anterior a confecção desta sua Vita. Contudo, esta hagiografia encerra em suas linhas uma preocupação fundamental: propagandar a vida monástica, de modo especial a eremítica, a qual é tida como ideal. Assim propomos uma leitura e analise acuradas desta hagiografia, sublinhando e demonstrando, por meio do conhecimento que temos procurado obter do gênero eremítico - suas concepções e práticas, seus principais protagonistas - que a Vita Sancti Fructuosi fora confeccionada tendo por objetivo e preocupação primordial, propagandar e mesmo exaltar a vida anacorética por meio de Frutuoso de Braga, que é descrito e demonstrado como um típico anacoreta ao moldes orientais. Por outro lado, cotejando esta hagiografia com suas obras monásticas, de modo especial sua Regula Monachorum, temos percebido que este mesmo ideal eremítico se encontra também em sua obra monástica, onde ocupa um lugar de fundamental importância. Assim ver-se-á que o ideal encontrado em sua Vita condiz e corresponde exatamente ao encontrado em seu monacato, onde este último, por meio desta leitura que propomos, lança luz para uma visão e interpretação nova desta Vita, conforme assim o acreditamos e pretenderemos demonstrar. (AU)

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