Busca avançada
Ano de início
Entree

Solubilizacao de fosfatos inorganicos por aspergillus niger f111 e quantificacao do fosfato solubilizado por tracador isotopico 32p.

Processo: 03/03176-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ely Nahas
Beneficiário:Cinthya Babá Barroso
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Solubilização   Fosfatos   Micro-organismos   Aspergillus niger
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspergillus Niger | Fosfatos | Microorganismos | Solubilizacao | 32P

Resumo

Os solos de regiões tropicais e subtropicais são carentes de P. Para suprir esta carência é necessária a aplicação de fertilizantes fosfatados. Porém, muitos dos fosfatos solúveis aplicados como fertilizantes reagem com os compostos do solo, precipitando-se em fosfatos de ferro e de alumínio. Existem microrganismos do solo que favorecem a disponibilidade dos fosfatos precipitados em formas inorgânicas. A capacidade e o potencial de solubilização variam conforme as fontes de nitrogênio, carbono, fósforo e o microrganismo. Determinado microrganismo pode solubilizar apenas fosfato de Ca enquanto outros ainda solubilizam fosfato de Fe e de Al. O fungo Aspergillus niger F111 foi isolado de um Nitossolo Vermelho com potencialidade em solubilizar fosfatos de Ca, Fe e Al em quantidades acima de 1000 pg P04-3 ml-1 de meio de cultura. Quando o fungo F111 foi inoculado no solo 3:1 solo + areia, utilizando como fonte de carbono melaço de cana-de-açúcar e de nitrogênio cloreto de amônio, houve maior solubilização de fosfato de Fe e de Al do que fosfato de Ca. Contudo, quando foi inoculado no solo, os resultados não foram satisfatórios. Este trabalho objetiva averiguar o mecanismo utilizado por este fungo para solubilizar os fosfatos de Fe, Al e Ca, avaliar a possibilidade de inocular no solo esporos imobilizados com vistas a perpetuar sua habilidade de solubilização e o método do traçador isótopico 32P será usado para determinar a proporção do P solubilizado pelo fungo e absorvido pela planta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROSO, Cinthya Babá. Produção de pellets livres e imobilizados e mecanismo de solubilização de fosfatos inorgânicos por Aspergillus niger. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.