Busca avançada
Ano de início
Entree

Secos & molhados. negociacao e conflito no ordenamento do comercio de generos alimenticios na corte imperial (1841-1889).

Processo: 03/06952-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Silvia Hunold Lara
Beneficiário:Juliana Teixeira Souza
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conflito social   Poder local   Rio de Janeiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comercio Varejista | Conflito Social | Generos Alimenticios | Municipalidade | Poder Local | Rio De Janeiro

Resumo

O objetivo central do projeto é investigar os conflitos entre a municipalidade, o poder central, os comerciantes varejistas e os consumidores na organização do comércio de gêneros alimentícios na Corte imperial entre 1841 e 1889. Através desse estudo pretendemos ampliar nossas reflexões sobre a vida cotidiana no Rio de Janeiro do século XIX, procurando compreender a atuação da municipalidade e do poder central na tentativa de controle e normatização dos costumes e do trabalho de seus habitantes, bem como evidenciar os mecanismos através dos quais a população respondia à imposição de regras e normas forjadas à sua revelia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Juliana Teixeira. A autoridade municipal na Corte imperial: enfretamentos e negociações na regulação do comercio de generos (1840-1889). 2007. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.