Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotodegradacao do photodithazine e citotoxidade dos fotoprodutos formados apos irradiacao com laser.

Processo: 03/11129-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Janice Rodrigues Perussi
Beneficiário:Juliana Camilo Correa
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14270-8 - Centro de Ciências Ópticas e Fotônica, AP.CEPID
Assunto(s):Fármacos fotossensibilizantes   Cultura de células   Fotodegradação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Celular | Fotodegradacao | Fotoprodutos | Fotossensibilizadores | Photodithazine

Resumo

A Terapia Fotodinâmica (PDT) é uma alternativa de tratamento para diversos tipos de câncer baseado na administração intravenosa de um fotossensibilizador que é então excitado com luz visível gerando espécies tóxicas às células levando-as à morte. No Brasil, começou a ser utilizado em fase experimental em 1999 através de uma parceria entre o Instituto de Física de São Carlos da USP e o Hospital Amaral Carvalho de Jaú. Cerca de trezentos pacientes já foram tratados por PDT com ótimos resultados. O fotossensibilizador que está sendo utilizado no Brasil é o Photogem, um derivado de hematoporfirina. Photodithazine (PDZ) é uma nova droga fotossensibilizadora também produzida na Rússia que consiste de um derivado hidrossolúvel de mono-L-aspartil clorina. São necessários estudos in vitro visando determinar as condições ideais de utilização, tais como concentração de droga e dose de luz para se obter o efeito. Por se tratar de uma droga nova e com grande potencial para ser utilizada como fotossensibilizador e cujos estudos até o momento estão restritos à Rússia, consideramos este trabalho de extrema importância. Este projeto visa o estudo da fotodegradação do fotossensibilizador Photodithazine em diversas condições e da citotoxicidade dos fotoprodutos formados após a irradiação com laser. Como fonte de luz será utilizado laser de corante bombeado com argônio e a citotoxicidade será avaliada em culturas de células normais e tumorais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORREA, Juliana Camilo. \Fotodegradação do Photodithazine e citotoxicidade dos fotoprodutos formados após irradiação com laser\. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.