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Escoamento turbulento em contracao subita com inserto poroso.

Processo: 03/11127-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Marcelo Jose Santos de-Lemos
Beneficiário:Reinaldo Marcondes Orselli
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Turbulência   Meios porosos   Métodos numéricos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contracao Subita | Escoamento Turbulento | Meios Porosos | Metodo Numerico | Modelo Macroscopico | Vena Contracta

Resumo

Apresente proposta tem como objetivo investigar a influencia de uma inserção porosa no padrão do escoamento turbulento, incompressível e monofásico ocorrendo em canais que apresentam uma contração súbita. Após a contração ocorre a formação de recirculações nas bordas do canal que diminuem a área útil do escoamento, sendo a menor área útil conhecida como "vena contracta". Para a simulação numérica do escoamento serão utilizados modelos de turbulência k-ε de alto e baixo reynolds lineares e não lineares. Os resultados da simulação serão comparados com dados obtidos de experimentos existentes na literatura. Posteriormente, será feito um novo cálculo numérico com o mesmo canal, porém com a presença de um inserto poroso a ser colocado antes e depois da contração. Serão empregadas as equações macroscópicas de conservação da massa, momentum, energia e, k-ε baseadas no conceito da dupla decomposição. No final, a perda de carga com o material poroso será comparada com o caso de escoamento sem obstrução porosa na contração. (AU)

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