Busca avançada
Ano de início
Entree

Tomografia de escoamentos multifásicos por sensoriamento elétrico - desenvolvimento de algoritmos genéticos paralelos para a solução do problema inverso

Processo: 03/12537-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Paulo Seleghim Júnior
Beneficiário:Grazieli Luiza Costa Carosio
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte

Resumo

A tomografia por sensoriamento elétrico representa uma técnica de grande potencial para a otimização de processos normalmente associados às industrias do petróleo e química. Esse tema vem sendo pesquisado há alguns anos no Núcleo de Engenharia Térmica e Fluidos (NETeF) da EESC - USP, seja através de projetos regulares de pesquisa (Fapesp 99/02821-2 e CNPq 62.0012/99-4) ou por intermédio de projetos de doutorado já concluídos ou em fase avançada de andamento (Fapesp 99/02821-2, 00/02890-3 e CNPq 141061/01-4). A presente proposta de doutorado representa a continuação destes esforços e tem como meta o desenvolvimento de métodos de solução do problema tomográfico com base em algoritmos genéticos específicos para a fenomenologia do problema abordado, i. e. interação do campo elétrico com o campo hidrodinâmico, bem como sua adaptação para cálculo paralelo em máquinas de processadores múltiplos. Esta contribuição é de extrema importância tanto técnica quanto científica uma vez que o emprego de técnicas tomográficas em processos industriais envolvendo fluidos multifásicos ainda carece de métodos robustos e computacionalmente eficientes. É também importante destacar que, atualmente, a candidata desenvolve programa de iniciação científica no assunto no NETeF (Fapesp 02/13343-9). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAROSIO, Grazieli Luiza Costa. Tomografia de escoamentos multifásicos por sensoriamento elétrico - desenvolvimento de algoritmos genéticos paralelos para a solução do problema inverso. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.