Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da historia deposicional recente no alto estuario santista, com base nos teores de metais e na susceptibilidade magnetica dos sedimentos.

Processo: 03/11947-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Michel Michaelovitch de Mahiques
Beneficiário:Marina Midori Fukumoto
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metais   Susceptibilidade magnética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alto Estuario Santista | Historia Deposicional | Metais | Susceptibilidade Magnetica

Resumo

O estuário santista abriga o mais importante complexo industrial costeiro do País, o Complexo Industrial de Cubatão, que, desde 1955, quando da instalação da primeira de um conjunto de mais de 300 indústrias, contribui com material particulado e dissolvido para o estuário. A importância da área dá-se, ainda, pela presença do Porto de Santos, no médio e baixo estuário. O Porto de Santos é líder do mercado portuário nacional, tendo participado, nos últimos anos, da geração de cerca de 30% da receita cambial do País. A capacidade de escoamento das exportações pelo Porto de Santos, hoje em 70 milhões de toneladas por ano, chegará ao seu limite em 2007. Para tanto, estão sendo financiadas obras de melhoria de acesso ao Porto, visando ao aumento de sua capacidade. O presente projeto tem como objetivos o estudo do histórico da contaminação do Estuário Santista e do comportamento dos metais pesados ao longo da coluna sedimentar. Será, ainda, determinada a correlação entre os teores de metais pesados e a variação da suscetibilidade magnética no sedimento, a granulometria e os teores de matéria orgânica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUKUMOTO, Marina Midori. Determinação da história deposicional recente do Alto Estuário Santista, com base nos teores de metais e na suscetiblidade magnética dos sedimentos. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.