Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos agentes sililantes aplicaveis em imobilizacao, processo sol-gel e filossilicato e termoquimica de interacao.

Processo: 03/11931-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Claudio Airoldi
Beneficiário:Andrea Sales de Oliveira Moscofian
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06635-8 - Estudos termodinâmicos de interações em sistemas homogênicos e heterogêneos com ênfase em calorimetria, AP.TEM
Assunto(s):Imobilização   Processo sol-gel   Agentes sililantes   Calorimetria   Termoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agente Sililante | Calorimetria | Filossilicato | Imobilizacao | Sol Gel | Termoquimica

Resumo

Neste plano de pesquisa o que se pretende é a síntese de novos compostos derivados de um agente sililante precursor. A molécula de interesse 2-amirtotiofenol se dimeriza em meio básico na presença de água oxigenada. O produto resultante reage com o agente precursor em proporção 1:1 e 1:2, para dar origem a novos agentes sililantes. Estes serão ancorados na superfície de sílica gel através do processo heterogêneo, ou após serem preparados e caracterizados serão imobilizados na superfície da sílica. Através do processo sol-gel em catálise ácida ou básica, fornecerá a ancoragem dos mesmos agentes. Aproveitando ainda a possibilidade de hidrólise tanto do agente como de um sal, normalmente o de magnésio, será possível obter um filossilicato cristalino, cujas propriedades lamelares ancoram como cadeias pendentes os centros básicos disponíveis nas mesmas. Quando a hidrólise dos agentes sililantes é feita em presença do formador de estrutura inorgânica o alcóxido de silício em presença de um surfatante, como uma amina primária de cadeia longa, pode-se obter a sílica macro porosa, cujos grupos pendentes são dispostos dentro dos poros formados. Em todos os casos os compostos serão devidamente caracterizados antes da operação em microcalorimetria, que tem como objetivo o estudo da extração de metais cádmio, mercúrio e chumbo de meio aquoso. A determinação do efeito quantitativo será expressa através de grandezas termodinâmicas destas interações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOSCOFIAN, Andrea Sales de Oliveira. Novos agentes sililantes aplicaveis em imobilização, processo sol-gel, filossilicato e termoquimica de interação. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.