Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao histoquimica do colageno e expressao de mmp-2, mmp-9 e timp-1 nas endometrites cronicas das eguas.

Processo: 03/12132-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Julio Lopes Sequeira
Beneficiário:Camila Dias Porto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fibrose   Imuno-histoquímica   Metaloproteinases   Endometrite   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Endometrite | Endometrose | Equino | Fibrose | Imunoistoquimica | Metaloproteinase

Resumo

A endometrite é a principal causa de redução da fertilidade em éguas sendo considerada o problema de maior importância clínica nos eqüinos depois da cólica e das enfermidades do trato respiratório. A biópsia endometrial é o método mais preciso para o diagnóstico e estabelecimento do prognóstico da fertilidade em éguas, visto que a fibrose é o principal critério utilizado na avaliação do comprometimento do útero. No presente trabalho serão utilizados casos de endometrites crônicas diagnosticados no Serviço de Patologia Veterinária da FMVZ - UNESP - Campus de Botucatu, tanto os que constam no arquivo quanto os casos novos, que forem diagnosticados durante o desenvolvimento do projeto. As biópsias uterinas serão classificadas histologicamente de acordo com Kenney e Doig (1986) e Ricketts &Alonso (1991). A avaliação dos graus de fibrose endometrial será feita por meio dos métodos histoquímicos do Tricrômico de Masson e Picrosirius Red. Será realizado estudo morfométrico da fibrose endometrial, bem como a tipificação do colágeno. A presença das metaloproteinases 2 e 9 e um de seus inibidores - TIMP-1 - será avaliada utilizando-se técnica imunoistoquímica. O objetivo deste projeto é estudar a relação entre a expressão dessas enzimas e a presença e intensidade do processo fibrótico nas endometrites crônicas das éguas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTO, Camila Dias. Caracterização histoquímica do colágeno e expressão de MMP-2, MMP-9 e TIMP-1 nas endometrites crônicas das éguas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.