Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidades de Aprendizagem: participação escolar: comparando contextos Brasil - Espanha

Processo: 03/12398-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Fabiana Marini Braga
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Participação social   Aprendizagem escolar   Periferia   Relação escola-família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunidades De Aprendizagem | Dialogo | Escola | Familiares | Participacao | Periferia Urbana

Resumo

O objetivo desse projeto é analisar as mudanças ocorridas na relação entre familiares e profissionais da escola de periferia urbana, bem como na aprendizagem das crianças após o ingresso da escola no projeto de Comunidades de Aprendizagem (C. A). Tendo já investigado, na pesquisa de mestrado, propostas de aproximação entre familiares e escola sugeridas por mães, pais, professor e professora, foi possível perceber que existem muitas maneiras de se realizar esta aproximação (palestras, participação dos familiares dentro da sala de aula etc.) dentro de uma perspectiva de trabalho conjunto e de diálogo, em que todos estejam envolvidos para a melhoria da aprendizagem de seus filhos e filhas. Mas, para isto ocorrer, torna-se necessário que a escola "abandone" sua postura de um falar para ou um falar por, que muitas vezes assume, para um falar com (FREIRE, 2001). É nesta perspectiva que se apresenta o projeto de C. A, como uma alternativa de construção de uma relação mais dialógica entre familiares, profissionais da educação e alunos de grupos de periferia urbana (MELLO, 2002). Para tanto, esse estudo prevê a realização de observações e entrevistas com a direção, a coordenação, três familiares e três professores de duas escolas que estejam inseridas no projeto de C. A, com o intuito de buscar, nas suas falas, de maneira mais enfática, como veem a relação família-escola e quais foram às principais mudanças ocasionadas pelo projeto de C. A. nesta relação e na aprendizagem das crianças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)