Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos físico-químicos da interação entre lipídios sintéticos, drogas e microrganismos

Processo: 03/12075-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica
Pesquisador responsável:Ana Maria Carmona-Ribeiro
Beneficiário:Débora Braga Vieira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/11480-1 - Interações entre membranas, biomoléculas e superfícies, AP.TEM
Assunto(s):Lipídeos de membrana   Tensoativos   Propriedades físico-químicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fragmentos De Membrana | Lipides Sinteticos | Particulas De Droga

Resumo

Anfifílicos sintéticos que formam bicamadas como o DODAB (catiônico) e o DHP (aniônico) são de baixo custo em comparação com lipídeos convencionais que formam lipossomos. Neste projeto, daremos continuidade aos estudos de antifúngicos formulados em DODAB e DHP contra C. albicans e iniciaremos um outro visando formular uma droga anticancerígena e microbicida de grande importância clínica, a cisplatina, usando dispersões desses mesmos lipides sintéticos. Em uma segunda etapa, as formulações serão testadas in vitro contra os microrganismos através de determinações de viabilidade celular em diversas condições experimentais. A incorporação das drogas às bicamadas será avaliada por espectrofotometria de UV-visível e efeitos da concentração de droga e de anfifílicos sobre propriedades físicas das dispersões droga/anfifílico. Propriedades físicas como tamanho e potencial de superfície dos agregados e temperatura de transição de fase das bicamadas serão avaliadas em função da concentração de droga e/ou anfifílico por espalhamento de luz, determinações de mobilidade eletroforética ou turbidimetria, respectivamente. A proposta se justifica pelo interesse em se comparar um anfifílico possivelmente inócuo para a célula com o DHP com o antimicrobiano DODAB tanto isoladamente quanto em conjunção com drogas carreadas. Eventualmente, cristais de drogas encapsulados em bicamadas terão menor toxicidade in vivo e maior estabilidade química e coloidal em água. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Débora Braga. Arranjos supramoleculares de drogas em lípides sintéticos e/ ou polieletrólitos: estabidade coloidal e atividade in vitro. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

MATERIAL ANTIMICROBIANO, PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE MATERIAL ANTIMICROBIANO, FILME ANTIMICROBIANO E USO PI0705328-2 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Universidade de São Paulo (USP) . Ana Maria Carmona-Ribeiro ; Heloísa Rosa ; Débora Braga Vieira ; Denise Freitas Siqueira Petri ; Priscila Monteiro Kosaka ; Edla Moraes de Abreu Pereira - 01 de novembro de 2007