Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da espessura muscular, forca de mordida e padrao facial antes e apos a reabilitacao protetica removivel bucal em criancas na denticao mista.

Processo: 03/11843-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Duarte Gavião
Beneficiário:Marcia Diaz Serra
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Mantenedor de espaço   Ultrassonografia   Dentição mista   Força de mordida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Denticao Mista | Forca De Mordida | Mantenedor De Espaco | Morfologia Facial | Musculo Mastigatorio | Ultra Sonografia

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a força de mordida e a espessura dos músculos masseter e temporal anterior em 20 crianças de 6 a 9 anos durante a dentição mista com perda precoce uni ou bilateral de molares decíduos em dois momentos: antes e 6 meses após a colocação de mantenedores de espaço funcionais. A espessura dos músculos será avaliada com o equipamento de ultra-sonografia digital Just Vision 200 (Toshiba Corporation, Japão), com transdutor Linear 38 mm, banda-larga de 10 MHz. A força de mordida será obtida utilizando-se um transmissor constituído de um tubo de fibra reforçada, pressurizado, conectado ao sensor de pressão (MPX 5700 Motorola, para medições de pressão), que por sua vez estará conectado a um circuito eletrônico conversor analógico/digital. Serão levados em consideração o padrão facial, através da análise de fotografias padronizadas, e o peso e a altura corpóreas. Aplicar-se-á a análise estatística descritiva, consistindo de porcentagens, médias, desvio padrão, erro padrão da média, das variáveis. O Teste T Student será utilizado para comparação das médias entre as duas avaliações e o teste do Qui-quadrado ou Exato de Fisher, para verificar a associação entre as variáveis. Será utilizada a Correlação Linear de Pearson entre a força de mordida e espessura muscular e entre esses exames e variáveis corporais, nas duas avaliações. A regressão linear verificará a tendência entre as variáveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAMBARELI, FLAVIA RIQUETO; SERRA, MARCIA DIAZ; DUARTE GAVIAO, MARIA BEATRIZ. EFFECT OF REMOVABLE PARTIAL DENTURES REPLACING PRIMARY MOLARS ON MASTICATION OF FOODS WITH VARIABLE TEXTURE. JOURNAL OF TEXTURE STUDIES, v. 40, n. 2, p. 240-255, . (03/11843-7)
SERRA, MARCIA DIAZ; GAMBARELI, FLAVIA RIQUETO; DUARTE GAVIAO, MARIA BEATRIZ. A 1-year Intraindividual Evaluation of Maximum Bite Force in Children Wearing a Removable Partial Dental Prosthesis. JOURNAL OF DENTISTRY FOR CHILDREN, v. 74, n. 3, p. 6-pg., . (03/11843-7)