Busca avançada
Ano de início
Entree

Refração por retinoscopia em cães normais, afácicos e pseudofácicos

Processo: 04/00620-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Joaquim Titton Ranzani
Beneficiário:Luciana de Albuquerque Lima Mobricci
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil

Resumo

A catarata é uma condição freqüente e pode ser considerada uma das principais causas de cegueira em cães. Atualmente, em Medicina Veterinária, grande polêmica tem-se observado em relação à utilização de lentes intra-oculares para restauração da emetropia após remoção da catarata. O presente estudo tem como objetivo principal a avaliação do erro refracional em cães, por meio de retinoscopia. Para tanto empregar-se-ão 30 animais da espécie canina (Canis familiaris - LINNAEUS, 1758), machos e fêmeas, normais e portadores de catarata, não diabéticos, subdivididos em 3 grupos designados por G1 (10 cães normais), G2 (10 cães afácicos) e G3 (10 cães pseudofácicos); a técnica cirúrgica adotada para remoção da catarata em G2 e G3 será a de facoemulsificação. Dentro do grupo G3, serão 5 cães com implante de duas lentes intra-oculares pela técnica de piggyback, e 5 cães com implante de lente intra-ocular única. As avaliações por meio de ceratometria, ecobiometria ultra-sônica e retinoscopia serão aferidas em todos os grupos, sendo que nos grupos G2 e G3, a ceratometria será realizada nos tempos 0 (antes do procedimento cirúrgico), 28 e 60 dias; ecobiometria ultra-sônica no tempo 0 e a retinoscopia nos tempos 28 e 60 dias; e no grupo G1, será realizada uma única avaliação. A estatística será baseada na análise multivariada de perfil com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
J.J.T. RANZANI; L.A.L. MOBRICCI; L.R. CARVALHO; C.V.S. BRANDÃO. Refração por retinoscopia com luz em faixa em cães. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 60, n. 2, p. -, Abr. 2008.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOBRICCI, Luciana de Albuquerque Lima. Avaliação do erro refracional por retinoscopia com luz em faixa em cães fácicos, afácicos e pseudofácicos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.