Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificacao de oligossacarideos utilizando coluna de leito fixo de zeolitas.

Processo: 04/03638-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Francisco Maugeri Filho
Beneficiário:Raquel Cristine Kuhn
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Zeolitas   Purificação   Oligossacarídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Oligossacarideos | Purificacao | Zeolitas

Resumo

O objetivo deste trabalho será desenvolver uma metodologia para separar os oligossacarídeos do mono e dissacarídeos presentes na mistura de açúcar, através da utilização de coluna de leito fixo de zeólitas. Os oligossacarídeos são produzidos enzimaticamente pela enzima inulinase a partir de sacarose. A enzima inulinase será obtida de Kluyveromyces marxianus var. bulgaricus ATCC 16045, no Laboratório de Engenharia de Bioprocessos da Universidade Estadual de Campinas. Após a recuperação das enzimas através da precipitação com etanol será realizada a etapa da síntese para a produção dos oligossacarídeos que são formados por GF2 (kestose) + GF3 (nistose) + GF4 (frutosilnistose). Neste estudo serão utilizados reatores encamisados. A análise cromatográfica será realizada através de um sistema HPLC-PAD (DIONEX) com detector sletroquímico ED40, sistema de bombas GP50, detector de pulso amperométrico. Para separação dos frutooligossacarídeos será testada a zeólita Baylith WE 894, fornecida pela Bayer do Brasil S.A. A eficiência de separação dos oligossacarídeos será calculada e comparada entre si, de acordo com a variação dos seguintes parâmetros, numa primeira etapa: temperatura da coluna, volume injetado, velocidade de escoamento na coluna e composição do eluente (solução alcoólica em diferentes concentrações). Estes parâmetros serão estudados segundo um planejamento experimental fatorial fracionado 24-1. Numa segunda etapa será estudado o efeito do comprimento do leito na eficiência de separação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KUHN, Raquel Cristine. Purificação de oligossacarideos utilizando coluna de leito fixo de zeolitas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.