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Estrutura de pratica e especificidade da tarefa no processo em aprendizagem motora.

Processo: 03/10191-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Umberto Cesar Corrêa
Beneficiário:João Augusto de Camargo Barros
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem motora
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Motora | Especificidade Da Tarefa | Estrutura De Pratica | Habilidade Motora | Processo Adaptativo

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar os efeitos das diferentes estruturas de prática na aquisição de habilidades motoras em função da especificidade da tarefa.Sob um referencial teórico de não equilíbrio, grande parte das evidencias têm apontado para uma melhor eficácia, na aprendizagem, da prática constante seguida da aleatória. Além disso, há tanto evidências da superioridade da prática constante quanto do efeito de diferentes tipos de prática serem similares na aprendizagem motora, ou mais especificamente, no processo adaptativo. Nesses experimentos, o delineamento foi igual, sendo que as diferenças ficaram em tomo da "tarefa de aprendizagem". A pergunta que se faz é: seria essa prática o aspecto determinador? Como se sabe, no campo de Comportamento Motor a especificidade da tarefa tem sido crucial em vários sentidos, dentre os quais pode-se destacar que muitas teorias e princípios têm sido elaborados com forte vínculo com a mesma. A questão levantada será investigada em três experimentos. No experimento 1, a tarefa de controle espacial; no experimento 2, a tarefa será de controle de tempo; e, no experimento3, a tarefa de aprendizagem será de controle de força. Participarão de cada experimento 60 crianças distribuídas em quatro grupos experimentais (GPC, GPA, GPCA, GPAC), sendo que os experimentos envolverão as fases de estabilização e adaptação. A pesquisa será viabilizada pelo Aparelho de Timing Antecipatório em Tarefas Complexas (FAPESP 12.258-5). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, João Augusto de Camargo. Estrutura de prática e processo adaptativo em aprendizagem motora: efeitos da especificidade da tarefa. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esportes (EEFE/BT) São Paulo.