Busca avançada
Ano de início
Entree


Estrutura de prática e processo adaptativo em aprendizagem motora: efeitos da especificidade da tarefa

Texto completo
Autor(es):
João Augusto de Camargo Barros
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esportes (EEFE/BT)
Data de defesa:
Membros da banca:
Umberto Cesar Correa; Rodolfo Novellino Benda; Go Tani
Orientador: Umberto Cesar Correa
Resumo

Recentemente os efeitos de diferentes estruturas de prática na aquisição de hablidades motoras têm sido investigados sob um modelo de não-equilíbrio de aprendizagem motora denominado de Processo Adaptativo. Os achados dessas investigações têm se mostrado divergentes e, no presente trabalho, foram especulados em relação à especificidade da tarefa. A pergunta que se fez foi: os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante na aquisição de habilidades motoras seriam específicos à tarefa? Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática na aquisição de habilidades motoras em função da especificidade da tarefa. Foram realizados três experimentos nos quais as exigências de aprendizagem e a variabilidade de prática foram em termos de controle temporal, de força e espacial, respectivamente, experimentos 1, 2 e 3. Os três experimentos envolveram um delineamento com quatro grupos de prática (constante, aleatória, constante-eleatória e aleatória-contante) e de duas fases (estabilização e adaptação). Os participantes de cada experimento foram 60 crianças com idade média de 11 anos. Os resultados permitiram a conclusão de que houve complementaridade de especificidade/generalidade da tarefa nos efeitos da estruturação da prática no processo adaptativo em aprendizagem motora (AU)

Processo FAPESP: 03/10191-6 - Estrutura de pratica e especificidade da tarefa no processo em aprendizagem motora.
Beneficiário:João Augusto de Camargo Barros
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado