Busca avançada
Ano de início
Entree

O posicionamento filogenético de Phreatobius cisternarum Goeldi, 1905 (Ostariophysi: Siluriformes, Incertae sedis) e considerações sobre as relações filogenéticas entre os Siluriformes através da análise de dados morfológicos e moleculares

Processo: 04/02453-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mario Cesar Cardoso de Pinna
Beneficiário:Janice Muriel Fernandes Lima da Cunha
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ostariophysi   Siluriformes   Análise de sequência de DNA   Filogenia   Morfologia animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dna | Filogenia | Morfologia | Ostariophysi | Phreatobius | Siluriformes

Resumo

A partir da análise de caracteres morfológicos e dados moleculares (sequência de DNA), este trabalho pretende determinar o posicionamento filogenético de Phreatobius cisternarum, de alocação complexa e indeterminada entre os Siluriformes, e avaliar as relações filogenéticas entre as famílias desta ordem, contribuindo assim para a compreensão de sua história evolutiva, principalmente com referência à radiação neotropical. A elucidação do problema só será possível mediante um estudo comparativo detalhado de Phreatobius com representantes basais de vários grupos de Siluriformes potencialmente próximos em termos filogenéticos. Os dados anatômicos e a análise das séries de transformações morfológicas de Phreatobius serão comparados com as hipóteses filogenéticas publicadas envolvendo o grupo dos Siluriformes (Mo, 1991; de Pinna, 1993 e 1996; Bockmann, 1998). O presente projeto incluirá a análise dos seguintes grupos de dados: (1) a análise em separado dos caracteres morfológicos, do gene mitocondrial rRNA 16S e do gene nuclear RAG-1; (2) a análise combinada das duas regiões genômicas de (1), concatenando sequências mitocondriais e nucleares; (3) a análise combinada dos elementos de (1), ou análise de evidência total, para revelar o padrão das relações filogenéticas. Essas análises serão feitas através de abordagens baseadas em caráter (Máxima Parcimônia, Máxima Verossimilhança). A validação estatística dos cladogramas será feita através dos testes de bootstrap, jacknife e suporte de Bremer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da. Biodiversidade e sistemática molecular de Phreatobiidae (Ostariophysi, Siluriformes) - com uma proposta sobre sua posição filogenética em Siluriformes e uma discussão sobre a evolução do hábito subterrâneo. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.