Busca avançada
Ano de início
Entree

A balança comercial do agronegócio brasileiro de 1989 a 2003: seus determinantes, cenários e perspectivas

Processo: 04/04626-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros
Beneficiário:Simone Fioritti Silva
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Agronegócio   Balança comercial   Produtividade   Crescimento econômico   Desenvolvimento econômico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agronegocio | Crescimento Economico | Produtividade | Saldo Comercial

Resumo

Seja pela sua contribuição para a manutenção das baixas taxas de inflação ou pelo papel da mais alta relevância na geração de superávits comerciais, o Agronegócio tem mostrado a sua importância para a economia brasileira. Torna-se, assim, importante a análise dos fatores explicativos da formação de superávits comerciais pelo agronegócio de sorte a que possa antecipar a possibilidade de a partir de algum ponto passarem a ocorrer conflitos entre a geração de tais superávits e a manutenção da inflação sob controle. Diante disso, o presente trabalho objetiva atualizar e analisar a balança comercial do agronegócio do setor para o período de 1989 a 2003 e elaborar modelos de importação e exportação que retratem o comportamento dessas variáveis frente aos seus determinantes. Serão analisados os grupos considerados mais representativos do setor: fertilizantes, produtos agrícolas, produtos de origem animal e indústria de alimentos, bem como o saldo do agronegócio como um todo. A hipótese do trabalho é a de que se a produtividade do agronegócio prosseguir em tendência de crescimento, o superávit comercial do agronegócio será sustentável sem grande desvalorização cambial e com razoável crescimento econômico, ou seja, sem risco de volta da inflação. Cada grupo será analisado do ponto de vista de seu desempenho recente e das perspectivas futuras no tocante às exportações, exceto fertilizantes, e importações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Simone Fioritti. A balança comercial do agronegócio brasileiro de 1989 a 2005:seus deteminantes, cenários e perspectivas. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.