Busca avançada
Ano de início
Entree

Evidencias de validade de uma escala de autoconceito academico em estatistica.

Processo: 04/05155-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Claudette Maria Medeiros Vendramini
Beneficiário:Marjorie Cristina Rocha da Silva
Instituição Sede: Unidade Acadêmica Área de Ciências Humanas e Sociais. Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia educacional   Autopercepção   Atitudes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atitudes | Autopercepcao | Habilidades Academicas | Psicologia Educacional

Resumo

O processo de ensino aprendizagem tem sido foco de atenção de muitos profissionais e pesquisadores da área de Psicologia e de Educação. Muitas são as variáveis que influem nesse processo e que avaliadas podem auxiliar n utilização de estratégias de ensino que visem alcançar um bom desempenho acadêmico dos alunos. Ao longo dos anos, tem-se observado o interesse em caracterizar e medir algumas destas variáveis, como o autoconceito, auto-estima, auto-eficácia, especialmente pelo fato destas estarem amplamente ligadas às exigências escolares e ao processo educativo em geral. Acredita-se que ao estudar fatores que podem influenciar o desempenho acadêmico dos alunos, em particular de Estatística, como o autoconceito e as atitudes negativas, seja possível melhorar o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina e de outras que necessitam de conceitos estatísticos, como por exemplo, Psicometria e Técnicas de Avaliação Psicológica. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo avaliar a relação entre autoconceito, atitudes e desempenho acadêmico em estatística de universitários. Serão participantes deste estudo 500 alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia, selecionados por conveniência, e que tenham cursado a disciplina Estatística no ano de 2004. Após lerem e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os participantes serão submetidos a um Questionário de Identificação, a uma Escala de Autoconceito em Estatística e uma Escala de Atitudes em Relação à Estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)