Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de inibidores na expressao das alfa-amilases de diatraea saccharalis e caracterizacao cinetica dessas endo-glucanases.

Processo: 04/03857-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Clelia Ferreira Terra
Beneficiário:Lucas Offenbecker Guerra
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/11938-5 - A digestão nos insetos: uma abordagem molecular, celular, fisiológica e evolutiva, AP.TEM
Assunto(s):alfa-Amilases
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfa-Amilase | Digestao Em Insetos | Inibidores Vegetais

Resumo

As amilases são enzimas cuja cinética é ainda muito pouco conhecida em insetos, não se sabendo quais produtos são formados, qual seu padrão de ação, e se elas diferem ou não entre si. Há inibidores vegetais que afetam essas enzimas e protegem a planta do ataque de insetos. Diatraea saccharalis, possui quatro amilases em seu tubo digestivo e desenvolve- se até a fase adulta alimentando-se da cana, que possui inibidores de amilase. Nós pretendemos expressar as amilases dessa lagarta a partir de clones que possuímos em nosso laboratório, para termos grande quantidade de enzima que deverá ser caracterizada cineticamente. Inibidores vegetais serão utilizados para verificar seu efeito nas enzimas 'in vitro' e serão adicionados a dietas para verificar se na presença desses inibidores há alteração na atividade enzimática e na quantidade de RNA mensageiro que codifica cada uma das diferentes amilases. Pretendemos utilizar inibidor de trigo que é vendido comercialmente, inibidores de centeio, cujos clones para sua expressão serão cedidos pela dra. Maria de Fátima Grossi de Sá, do Cenargen de Brasília, e inibidores de cana. Para obtenção dos clones que codificam inibidores de cana, teremos o auxílio do dr. Marcio C. Silva-Filho da Esalq, USP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)