Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da manutencao da pre-carga de parafusos de ouro em proteses implanto-suportadas.

Processo: 04/04911-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Leonardo Henrique Vadenal Panza
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaios de fadiga   Próteses e implantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abutments(Intermediarios) | Destorque | Ensaios De Fadiga | Implantes

Resumo

O sucesso da terapia reabilitadora com implantes requer um equilíbrio entre fatores biológicos e mecânicos. Os fatores biológicos são multifatoriais, já os mecânicos associam-se à instabilidade da conexão implante-parafuso-intermediário. Entre os fatores responsáveis pela manutenção da estabilidade desta conexão, a manutenção da pré-carga do parafuso é o mais importante. Com base nestas informações, este estudo busca avaliar a manutenção da pré-carga de parafusos de ouro, após a aplicação de carga simulada, por meio da realização de ciclagem mecânica do conjunto protético. Para tanto, serão utilizados 4 grupos experimentais: Grupo 1- 12 implantes com hexágono interno conectados a intermediários protéticos do tipo Esteticone convencionais; Grupo 2-12 implantes com hexágono interno conectados a intermediários protéticos do tipo Esteticone com angulação de 17º; Grupo 3- 12 implantes hexágono externo conectado a intermediários idênticos ao grupo 1; Grupo 4- 12 implantes hexágono externo conectados a intermediários idênticos ao grupo 2., todos retidos por parafusos de ouro. Cada conjunto será então submetido ao ensaio de fadiga com aplicação de forças de 115 N no sentido do longo eixo do implante por 0.2 s, com uma freqüência de 1 Hz, totalizando um total de 5.000.000 de ciclos (correspondendo aproximadamente a 5 anos de uso. A manutenção da pré-carga dos parafusos, será avaliada pelo destorque dos parafusos, após a realização do ensaio de fadiga, com a utilização de um torquímetro digital. Os resultados serão então anotados e submetidos à análise exploratória dos dados e estatística apropriada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PANZA, Leonardo Henrique Vadenal. Avaliação da manutenção da pre-carga de parafusos de ouro e titanio em proteses implanto-suportadas. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.