Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das falhas primarias de implantes osseointegrados realizados na faculdade de odontologia de piracicaba - unicamp no periodo de 1995 a 2003.

Processo: 04/05244-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Roger William Fernandes Moreira
Beneficiário:Alexander Tadeu Sverzut
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Implantes dentários   Efeitos adversos   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Complicacoes Pos Operatorias | Efeitos Adversos | Estatistica Dados E Numeros | Fatores De Risco | Implantes Dentarios

Resumo

Após a descoberta da osseointegração primária por Per-Ingvar Branemark em 1969, a implantodontia vem cada vez mais se tornando uma realidade viável na odontologia moderna. O objetivo da implantodontia é facilitar a reabilitação protética de pacientes que sofreram perdas dentárias, para tal, vários sistemas foram desenvolvidos ou encontram-se em desenvolvimento com o objetivo de melhorar a qualidade do resultado final do tratamento. Porém, a despeito do grau de evolução atingido pelo tratamento com implantes osseointegrados, falhas e insucessos ainda fazem parte do cotidiano da implantodontia. A literatura é escassa quanto a estudos que relacionem vários fatores associando-os as falhas do tratamento com implantes osseointegrados. O conhecimento destes fatores é fundamental para que os mesmos possam ser eliminados melhorando a qualidade dos tratamentos realizados. Os prontuários clínicos de pacientes submetidos à reabilitação com implantes osseointegrados na Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp / Área de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do período de 1995 a 2003 serão analisados identificando-se os casos de perda primária, ou seja, perda do implante antes da colocação da prótese, identificando-se também, os fatores associados às estas falhas. Os dados serão coletados e tabulados pelo software estatístico SAS versão 8.0 e a relevância da complicação com a falha do implante associada ou não a fatores de risco será avaliada pela análise de sobrevivência de Cox. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SVERZUT, Alexander Tadeu. Estudo da perda precoce de implantes osseointegraveis realizados na Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp no periodo de julho de 1996 a julho de 2004. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.