Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da forca de retencao de sistemas de encaixes para overdentures em funcao do numero de ciclos de uniao e separacao dos componentes.

Processo: 04/12515-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marcelo Ferraz Mesquita
Beneficiário:Mônica Nogueira Pigozzo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Revestimento de dentadura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fadiga | Forca De Retencao | Overdenture | Sistemas De Encaixe

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar a força de retenção de sistemas de retenção para overdentures, através de ensaio de fadiga simulando 5 anos de uso clínico. Serão confeccionadas 40 amostras, divididas em 4 grupos de sistemas de retenção do tipo barra-clip, a saber: 1)- Conexão® Sistemas de Prótese, 2)- Sterngold Implamed® do Brasil, 3)- Sin - Sistemas de Implantes Nacional Ltda., e 4)-Degussa SA.. As matrizes das barras serão enceradas e unidas a cilindros calcináveis, e após fundição, fixadas sobre 2 análogos de implantes presos a um bloco de resina acrílica autopolimerizável. A captura dos clipes será realizada seguindo o protocolo de cada fabricante, sempre em blocos de resina. Em seguida, será realizado o ensaio de ciclagem mecânica na máquina de ensaios Material Test System 810. Serão realizados 5500 ciclos de inserção e remoção dos componentes, divididos em intervalos de tempo pré-estabelecidos: Inicial, 1100; 2200; 3300; 4400; e 5500 ciclos. O teste estatístico de resistência ao deslocamento dos clipes será realizado de forma a permitir a análise do grau de retenção de cada sistema, assim como a alteração dos valores de retenção com o passar do tempo, através do ensaio de fadiga. Desse modo, poderemos coletar informações relacionadas aos sistemas de encaixe, permitindo determinar, dentro dos limites deste estudo, qual apresenta maior durabilidade e valores de resistência à tração dentre os sistemas estudados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIGOZZO, Mônica Nogueira. Efeito do numero de ciclos de união e separação dos componentes sobre a retenção de sistemas de encaixes para overdentures. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Campinas, SP.