Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiencia comparativa entre dois diluidores de congelacao de semen bovino sobre a fertilidade em programas de inseminacao artificial em tempo fixo (iatf).

Processo: 04/12962-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Frederico Ozanam Papa
Beneficiário:André Maciel Crespilho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Inseminação artificial em tempo fixo   Sincronização   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bovinos | Cripreservacao | Diluidor | Iatf | Semen | Sincronizacao

Resumo

A constante busca por biotécnicas que promovam melhoras nos índices de fertilidade dos rebanhos, visando uma pecuária racional e rentável economicamente, resultou no desenvolvimento de protocolos hormonais capazes de sincronizar o estro e a ovulação das fêmeas bovinas, permitindo assim a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), sem a observação do cio. Apesar das inúmeras vantagens da técnica de IATF, uma variedade de fatores contribuem para a obtenção de taxas de fertilidade médias ao redor de 50%, onerando e restringindo o uso dessa biotécnica. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é avaliar a influência da qualidade/longevidade do sêmen nas taxas de prenhez obtidas em programas de IATF, utilizando sincronização do estro e da ovulação com a combinação de progestágenos e benzoato de estradiol. Para isso, 2 ejaculados de 10 touros da raça Nelore serão colhidos e processados para criopreservação utilizando-se dois meios diluidores: Tris-gema (grupo controle) e uma nova proposta de diluidor, em teste no projeto FAPESP 03/12038-0. Após as avaliações laboratoriais confirmando os resultados superiores de motilidade e integridade de membrana pós- descongelação, bem como a longevidade espermática ao teste de termorresistência rápido, os meios serão confrontados através do teste de fertilidade, realizando-se 200 inseminações artificiais em tempo pré-fixado com cada diluidor (tris-gema vs novo meio) e aos 60 dias o controle da taxa de gestação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRESPILHO, A. M.; PAPA, F. O.; SA FILHO, M. F.; GUASTI, P. N.; DELL'AQUA, JR., J. A.; VASCONCELOS, J. L. M.; NOVAES, J. L. C.; MARTINS, JR., A.. The influence of insemination dose on pregnancy per fixed-time artificial insemination in beef cows is affected by semen extender. ANIMAL REPRODUCTION, v. 11, n. 1, p. 3-10, . (04/12962-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRESPILHO, André Maciel. Efeito do meio diluidor e da dose inseminante sobre a congebilidade e fertilidade do sêmen bovino utilizado em programas de inseminação artificial em tempo-fixo(LATF). 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.