Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma metodologia para análise aeroelástica utilizando modelos de ordem reduzida

Processo: 04/11200-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:João Luiz Filgueiras de Azevedo
Beneficiário:Alexandre Noll Marques
Instituição-sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves

Resumo

A pesquisa objetiva o desenvolvimento de uma metodologia de análise aeroelástica baseada na construção de modelos de ordem reduzida para o operador aerodinâmico a partir de resultados numéricos não lineares obtidos com uma ferramenta de CFD. Esta ferramenta resolve escoamentos bidimensionais não estacionários utilizando a formulação de Euler aplicada a um método de volumes finitos em um contexto de malhas não estruturadas. Através desta ferramenta, são geradas respostas aerodinâmicas no domínio do tempo para configurações aeroespaciais de interesse. Tais respostas são utilizadas para construir modelos de ordem reduzida que representem o comportamento aerodinâmico transônico não estacionário. Desta forma, esta abordagem vai permitir realizar análises aeroelásticas transônicas, no domínio da freqüência, nas quais as informações do comportamento aerodinâmico são obtidas de CFD, porém a um custo computacional aceitável para a indústria. Este trabalho pretende dar continuidade ao desenvolvimento da capacidade de realizar análises aeroelásticas existente no grupo de pesquisa do CTA/IAE, onde vem sendo desenvolvido um esforço de modelamento do operador aerodinâmico através de polinômios interpoladores no domínio de Laplace de maneira susceptível às formulações atualmente usadas na dinâmica estrutural. As pesquisas neste tema são relativamente recentes e incipientes. Dessa forma, existe potencial para que o presente trabalho seja capaz de gerar contribuições relevantes e originais sobre o tema proposto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, ALEXANDRE NOLL; AZEVEDO, JOAO LUIZ F. A z-Transform Discrete-Time State-Space Formulation for Aeroelastic Stability Analysis. JOURNAL OF AIRCRAFT, v. 45, n. 5, p. 1564-1578, SEP-OCT 2008. Citações Web of Science: 2.
ALEXANDRE N. MARQUES; CARLOS FREDERICO C. SIMÕES; JOÃO LUIZ F. AZEVEDO. Unsteady aerodynamic forces for aeroelastic analysis of two-dimensional lifting surfaces. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 28, n. 4, p. 474-484, Dez. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.