Busca avançada
Ano de início
Entree

Do recife nos anos 20, ao rio de janeiro nos anos 30: ambiencia intelectual e o debate entre jose lins do rego e gilberto freyre.

Processo: 04/12039-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Elide Rugai Bastos
Beneficiário:Mariana Miggiolaro Chaguri
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Regionalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gilberto Fryre | Jose Lins Do Rego | Pensamento Social No Brasil | Questao Nacional | Regionalismo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo recuperar a partir da obra do romancista paraibano José Lins do Rego (1901-1957) os contextos intelectuais e os processos sociais envolvidos na dinâmica de modernização capitalista na zona açucareira nordestina. Assim, a partir da revisão especialmente desta fortuna crítica acerca de José Lins buscamos mapear de forma sistemática o longo e intenso debate do romancista com o sociólogo e amigo Gilberto Freyre, diálogo sempre citado, mas não analisado em suas implicações, especialmente para a construção das temáticas recorrentes nos romances de José Lins. Também procuramos situar tal debate no interior do contexto do Regionalismo, analisando, também sistematicamente, os posicionamentos de José Lins acerca deste movimento, buscando rever a bibliografia que o consagrou como um grande memorialista. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAGURI, Mariana Miggiolaro. Do Recife nos anos 20 ao Rio de Janeiro nos anos 30: Jose Lins do Rego, regionalismo e tradicionalismo. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.