Busca avançada
Ano de início
Entree

Desigualdade de rendimentos entre brancos e negros nos setores publico e privado.

Processo: 04/11988-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Métodos Quantitativos em Economia
Pesquisador responsável:Alexandre Sartoris Neto
Beneficiário:Juliana Domingues Zucchi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Brancos   Negros   Setor público   Setor privado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brancos | Deseigualdade De Rendimentos | Negros | Setor Privado | Setor Publico

Resumo

As diferenças de rendimentos existentes no mercado de trabalho podem ser ocasionadas por diferenças na capacitação da mão-de-obra (escolaridade, experiência, etc.), que afetam a produtividade do trabalho, como também podem refletir os efeitos da discriminação racial. Serão utilizados dados da PNAD dos anos de 1993 e 2003 para estimar as equações de rendimentos dos indivíduos brancos e negros (conjunto formado por pretos e pardos) quando eles forem funcionários públicos ou empregados do setor privado (empregados com e sem carteira e empregados sem declaração de carteira). O objetivo da dissertação é determinar por meio da metodologia proposta por Blinder-Oaxaca, para os dois tipos de ocupação, quanto do diferencial de rendimentos entre brancos e negros se deve às características da mão-de-obra e quanto é devido à parte "não-explicada", a qual é usualmente atribuída à discriminação racial. A hipótese é que, para os funcionários públicos, o termo associado à discriminação racial seja, senão nulo, muito próximo de zero e, assim a diferença de rendimentos existentes entre brancos e negros funcionários públicos se deve quase que exclusivamente às diferenças da qualificação da mão-de-obra existentes entre eles, visto que o processo de seleção do funcionário público não deveria levar em consideração a cor do indivíduo, ao passo que o mesmo não ocorre quando o trabalhador é contratado no setor privado, podendo este sofrer discriminação racial por parte do empregador. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZUCCHI, Juliana Domingues. Desigualdade de rendimentos entre brancos e negros nos setores público e privado. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.