Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novas tecnicas para reducao de falso-positivo e definicao automatica de parametros em esquemas de diagnostico auxiliado por computador em mamografia.

Processo: 03/00143-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica
Pesquisador responsável:Homero Schiabel
Beneficiário:Ana Cláudia Martinez
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mamografia   Processamento de imagens
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Digitalizacao De Imagens | Mamografia | Processamento De Imagens

Resumo

O projeto propõe desenvolver um conjunto de procedimentos de avaliação das características da imagem mamográfica digitalizada, que permitam, de um lado, obter uma nova técnica para redução dos índices de falso-positivo em esquemas CAD voltados à mamografia, e, de outro, projetar de forma automática os valores de diversos parâmetros envolvidos nas técnicas de processamento que são aplicadas de forma automática sobre as imagens, visando a sua classificação. Esses parâmetros, em geral, necessitam ser redefinidos para cada tipo de imagem a ser processada, para cada técnica aplicada, e em função também dos objetivos do processamento. A proposta, é que, com base numa extensiva investigação prévia das características da imagem digitalizada, um procedimento automático defina os valores de cada parâmetro das técnicas que atuarão sobre ela, desde as de pré-processamento para realce de contraste e qualidade, até as de segmentação, detecção e classificação das estruturas de interesse. Como conseqüência, o trabalho deverá ter em vista a aplicação dos recursos no mamograma inteiro, o que deve levar a um aumento de resultados falsos-positivos, degradando a performance do esquema. Por isso, a proposta de um método novo para reduzir os índices de falso-positivo a fim de compor um esquema CAD completo e versátil em mamografia, tanto em termos de tipos de imagens, como de estruturas procuradas, como de resposta final, para reduzir também os índices de biópsias desnecessárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINEZ, Ana Cláudia. Desenvolvimento de novas técnicas para redução de falso-positivo e definição automática de parâmetros em esquemas de diagnóstico auxiliado por computador em mamografia. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.