Busca avançada
Ano de início
Entree

D & d: duplo dilema du bois-reymond e driesch, ou a vitalidade do vitalismo.

Processo: 04/15324-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2005
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História das Ciências
Pesquisador responsável:Ana Maria Alfonso-Goldfarb
Beneficiário:SIlvia Irene Waisse de Priven
Instituição Sede: Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/12791-3 - As complexas transformações da ciência da matéria: entre o compósito do saber antigo e a especialização moderna, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciencias Da Materia | Historia Da Ciencia | Materia Animada

Resumo

O presente projeto de pesquisa propõe investigar as concepções a respeito do estatuto do ser vivo na segunda metade do século XIX na comunidade científica alemã. Esse período é caracterizado por profundas mudanças na sociedade em geral que definem condições de contorno particulares para o desenvolvimento de ciências, artes, formas de pensamento, entre outras manifestações. A pesquisa focará em particular as concepções sobre a relação entre matéria e vida de Emil Du Bois-Reymond e Hans Driesch, porquanto podem ser considerados autores representativos das idéias formuladas ao longo desse período. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAISSE, SILVIA; BONAMIN, LEONI VILLANO. Explanatory models for homeopathy: from the vital force to the current paradigm. Homeopathy, v. 105, n. 3, p. 280-285, . (04/15324-7)