Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do tratamento com 3'-azido-3'-deoxitimidina (azt) em gatos naturalmente infectados com o virus da imunodeficiencia felina clade b e caracterizacao de mutante resistente.

Processo: 05/52556-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:João Pessoa Araújo Junior
Beneficiário:Andreza Soriano Figueiredo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Gatos   Zidovudina   Tratamento   Resistência a medicamentos   Mutação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Azt | Gatos | Imunodeficiencia Felina | Mutacao | Resistencia A Drogas | Tratamento

Resumo

O vírus da imunodeficiência felina (FIV), é um lentivirus que causa imunodeficiência em gatos domésticos, apresentando íntima semelhança ao vírus da imunodeficiência humana com relação a características genéticas, bioquímicas e morfológicas, bem como as manifestações clínicas e hematológicas. Drogas anti-retrovirais que inibem a enzima transcriptase reversa (RT), como os análogos de nucleosideos: AZT, ddl, e d4T, administradas a aidéticos têm sido testadas em gatos naturalmente ou experimentalmente infectados. O FIV tem sido particularmente utilizado em estudos de resistência viral aos análogos de nucleosideos devido a sua RT apresentar propriedades físicas, catalíticas e sensibilidade às drogas semelhantes à RT do HIV. O rápido surgimento das mutações torna complicado o estabelecimento de estratégias terapêuticas. O estudo inédito das mutações de resistência ao AZT no FIV, bem como o estudo da dinâmica viral durante e após o tratamento serão de grande importância não só para a liberação do uso das drogas em felinos, mas oferecerá uma alternativa aos proprietários de animais infectados que não aceitam o sacrifício do animal. Além disso, o tratamento dos animais tem relevância em saúde pública prevenindo a transmissão de zoonoses, uma vez que animais em fase avançada da doença apresentam profunda imunossupressão e grande susceptibilidade a doenças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIGUEIREDO, Andreza Soriano. Quantificação e seqüênciamento do gene da transcriptase reversa em gatos naturalmente infectados com vírus da imunodeficiência felina tratado com AZT. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.