Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao entre textura microscopica celular e dados clinicos no tumor venereo transmissivel canino

Processo: 05/52596-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Konradin Metze
Beneficiário:Maria Luiza de Castro Ramos Valladão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Análise de textura   Núcleo   Cromatina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Textura | Cromatina | Neoplasia | Nucleo | Tumor Venereo Transmissivel

Resumo

O Tumor Venéreo Transmissível Canino (TVTC) é uma neoplasia muito comum e tem comportamento imprevisível. O TVTC pode se comportar de maneira benigna, não causando metástases, e, até mesmo, regredir espontaneamente. No entanto, em alguns caninos pode desenvolver metástases, levando o animal à morte. Visto que trabalhos anteriores demonstraram o grande potencial da análise de textura da cromatina como ferramenta útil na avaliação do comportamento futuro da neoplasia, o presente projeto pretende realizar estudo exploratório e prospectivo em 60 caninos portadores de TVTC de ocorrência natural. Coletamos os seguintes dados clínicos prospectivamente: idade, peso, sexo, tamanho da neoplasia, tamanho da neoplasia por peso do animal, índice de Karnofsky, resposta à terapia e sobrevida antes e durante tratamento quimioterápico com sulfato de vincristina. Capturaremos imagens microscópicas digitalizadas em lâminas de rotina das neoplasias com o intuito de obter variáveis derivadas de granulométrica, da matriz de co-ocorrência (em imagens originais e na transformada de Fourier), além do cálculo da dimensão fractal e de diferentes entropias. O objetivo principal do estudo é relacionar parâmetros da textura histológica ou citológica a aspectos clínicos, especialmente da sobrevida, com o intuito de elaborar um modelo prognóstico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALLADAO, M. L.; SCARPELLI, K. C.; METZE, K.. Utilidade clínica de escala de qualidade de vida durante o tratamento quimioterápico de cães com tumor venéreo transmissível canino (TVTC) com vincristina. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 62, n. 5, p. 1086-1093, . (05/52596-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VALLADÃO, Maria Luiza de Castro Ramos. Dados clinicos, morfometria e textura nuclear como fatores prognosticos e preditivos no tumor venereo transmissivel canino. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.