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Pausas em justificativas e conclusões nos discursos de um sujeito com doença de Parkinson e de um sujeito sem lesão neurológica

Texto completo
Autor(es):
Ymorian Vilela Zwarg
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-12-02.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Lourenço Chacon Jurado Filho
Resumo

Trabalhos biomédicos frequentemente relacionam pausas na fala de sujeitos com doença de Parkinson às dificuldades motoras causadas por esta doença. Contrapondo-se a essa tendência, trabalhos de orientação enunciativo-discursiva têm encontrado relações semântico-discursivas envolvidas na irrupção de pausas nos discursos desses sujeitos. Seguindo essa tendência, nosso trabalho investigou a relação entre irrupção de pausas e funcionamento discursivo de um sujeito com doença de Parkinson e de um sujeito controle. Para tanto, utilizamos gravações em áudio é vídeo – e suas transcrições – de sessões de conversação desses sujeitos. Nestas sessões, os sujeitos tiveram como interlocutor uma fonoaudióloga. Contabilizamos, em seus materiais discursivos, as pausas irrompidas diante de ocorrências de funcionamentos semântico-discursivos que representam o sentido de justificativas e conclusões. Os números encontrados indiciaram existir forte relação entre pausas e justificativas e conclusões. Compreendidas essas relações, procuramos pistas, nas sessões de conversação dos sujeitos, com o propósito de entender de que maneira as justificativas e conclusões – e as pausas atreladas a elas – agiriam na construção da materialidade discursiva dos sujeitos. Desse modo, pudemos identificar, no material discursivo do sujeito com doença de Parkinson, o discurso Saúde/doença – no qual este sujeito é colocado na posição de Doente na medida em que sua interlocutora fonoaudióloga ocupa o lugar de Orientadora da Saúde. Também, o discurso de Mestre de Obras – no qual este sujeito é colocado na posição de Instrutor na medida em que sua interlocutora é colocada na posição de leiga no assunto. Identificamos, no material discursivo do sujeito controle, o discurso de Superação – no qual o sujeito é colocado na posição de Vencedor na medida em que sua interlocutora ocupa o lugar de Expectadora ... (AU)

Processo FAPESP: 09/11890-1 - Características semântico-discursivas de sujeitos com Doença de Parkinson e de sujeitos sem lesão neurológica
Beneficiário:Ymorian Vilela Zwarg
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado