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Método para avaliação de risco ambiental de acidentes de trânsito envolvendo produtos perigosos usando análise multicritério

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Autor(es):
Francyelly Giovany Cordeiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2015-03-03.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Anna Silvia Palcheco Peixoto; Barbara Stolte Bezerra
Resumo

A preocupação com o transporte rodoviário de produtos perigosos (TRPP) vem aumentando nos últimos anos devido: ao crescente consumo deste tipo de produto, que tem uma relação direta com uma maior movimentação desta carga nas rodovias; a a dominância do TRPP sobre outros modos; a crescente urbanização ao longo das rodovias e a utilização de veículos de carga com idade avançada, aumentando a ocorrência e a gravidade dos acidentes. Por esta razão, existe uma demanda por estudos ambientais que avaliem o risco associado com o transporte de produtos perigos, direcionando ações preventivas e corretivas do setor público e privado a fim de reduzir o risco e minimizar os danos provocados por acidentes com este tipo de material. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi propor uma metodologia para a identificação dos elementos que farão parte para a determinação do risco ambiental no TRPP que poderá ser aplicada em locais distintos, pois as características regionais podem ser bastante diversas influenciando na determinação ro risco final. Buscou-se uma nova abordagem para a determinação da vulnerabilidade ambiental, da vulnerabilidade populacional e da probabilidade de acidentes incluindo a análise multicritério para a ponderação e combinação dos critérios. O modelo foi implementado em um Sistema de Informações Geográficas (SIG), para a elaboração do mapa de risco ambiental e identificação dos trechos críticos da rodovia em estudo. Os dados de acidentes com o TRPP foram analisados, para o período de Janeiro de 2012 a Dezembro de 2013, nas rodovias SP 225 e SP 327 no trecho que liga Bauru à Ourinhos. A rodovia SP 225 possui um trecho de alto risco ambiental por ser um local que corta a malha urbana com alta densidade populacional e também por ser cortado pelo Rio Batalha utilizado para captação pública do município de Bauru. Na SP 327 o risco ambiental é baixo, pois a probabilidade de ocorrência de... (AU)

Processo FAPESP: 12/16886-5 - Análise multicritério para avaliação de risco ambiental de acidentes de trânsito envolvendo produtos perigosos
Beneficiário:Francyelly Giovany Cordeiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado