Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito do extrato insaponificável de abacate e soja na doença periodontal induzida, na osseointegração de implantes e no reparo de defeitos críticos de calvaria de ratos

Texto completo
Autor(es):
Guilherme José Pimentel Lopes de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Araraquara. 2015-01-26.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Rosemary Adriana Chierici Marcantonio
Resumo

Esse estudo teve como objetivo avaliar, em ratos, a influência da utilização do extrato de óleo insaponificável de abacate e soja (ASU) no reparo da periodontite induzida por ligaduras, na osseointegração de implantes e na integração de biomateriais osteocondutores. Para isso foram avaliadas as hipóteses de que o ASU poderia: 1)Aumentar o reparo da periodontite induzida; 2)Favorecer o reparo associado ao tratamento da periodontite induzida; 3)Acelerar a osseointegração; 4)Influenciar na integração de enxertos osteocondutores. Para a avaliação da primeira hipótese foram utilizados 84 ratos que foram submetidos a indução da periodontite por meio de ligaduras e que foram randomicamente divididos em 4 grupos: CTR: Administração do soro fisiológico(SS) no mesmo dia da indução da periodontite; ASU/-7: Administração de ASU iniciada 7 dias antes da indução de periodontite(0.6 mg/kg); ASU/0: Administração de ASU iniciada no dia da indução da periodontite; ASU/+7: Administração do ASU iniciada no dia da remoção da ligadura. As ligaduras, que foram inseridas bilateralmente nos segundos molares superiores, foram removidas após 7 dias e os medicamentos foram administrados diariamente por gavagem até o sacrifício dos animais (7, 15 e 30 dias). Foram realizadas análise microtomográfica (%volume ósseo), histomorfométricas (% osso na região da furca, distancias da junção cemento-esmalte(JCE) ao topo da crista óssea(CO) e a porção apical do epitélio juncional (aJE), imunohistoquímica (TRAP, RANKL e Fosfatase Alcalina) e de qPCR (IL1β, IL6, TNFα, RANKL e Fosfatase Alcalina). Para avaliação da segunda hipótese foram utilizados 84 ratos que foram submetidos a indução da periodontite por meio de ligaduras e que foram randomicamente divididos em 4 grupos: SRP–Administração de SS no dia do tratamento; SRP/ASU-7: Administração do ASU iniciada 7 dias antes da indução da periodontite(0.6 mg/kg); SRP/ASU0... (AU)

Processo FAPESP: 09/17395-2 - Utilização do extrato de óleo insaponificável de abacate e soja na doença periodontal induzida e na osseointegração. Avaliação histológica, radiográfica e imuno-inflamatória em ratos.
Beneficiário:Guilherme José Pimentel Lopes de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado