![]() | |
Autor(es): |
Roberta Carbone
Número total de Autores: 1
|
Tipo de documento: | Dissertação de Mestrado |
Imprenta: | São Paulo. |
Instituição: | Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) |
Data de defesa: | 2014-11-13 |
Membros da banca: |
Maria Silvia Betti;
Maria do Perpétuo Socorro Calixto Marques;
Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
|
Orientador: | Maria Silvia Betti |
Resumo | |
Esta pesquisa dedica-se ao trabalho teatral de João das Neves, correspondente ao período histórico do processo de politização do Teatro de Arena e de constituição do Centro Popular de Cultura da UNE. Dividida em duas partes, que abordam diferentes fases de sua atuação artística, a primeira analisa a produção crítica de João das Neves e tem como material de estudo as publicações no jornal comunista Novos Rumos, que datam do ano de 1960. A segunda parte refere-se à participação no Centro Popular de Cultura, a partir do final de 1962, e à direção do Departamento de Teatro de Rua do CPC. Por meio de entrevistas, depoimentos e textos dramatúrgicos de sua autoria, bem como de documentos originais do CPC pretendeu-se o registro do posicionamento de Neves em relação ao trabalho cepecista, no sentido de ampliar e aprofundar as visões sobre o tema. Assim, as duas partes deste estudo pretendem documentar a atuação do artista no pré-64, em uma análise que contribua para o entendimento do recente processo cultural brasileiro, a partir da verificação da relevância do pensamento de João das Neves no cenário teatral do período (AU) | |
Processo FAPESP: | 12/07828-1 - O trabalho crítico de João das Neves no jornal "Novos Rumos" em 1960: Perspectivas sobre a construção de um fazer teatral épico-dialético no Brasil. |
Beneficiário: | Roberta Carbone |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |