Busca avançada
Ano de início
Entree


Algoritmo tabu search especializado para o problema de planejamento da expansao de sistemas de transmissão

Texto completo
Autor(es):
Hamid Khorasani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira).
Data de defesa:
Membros da banca:
José Roberto Sanches Mantovani; Marina Lavorato de Oliveira; Carlos Roberto Mendonca Rocha; Walmir de Freitas Filho
Orientador: Rubén Augusto Romero Lázaro
Resumo

O sistema de transmissão desempenha um papel muito importante na prevenção de cortes de cargas, blecaute (colapso), etc., fornecendo energia para todos os tipos de consumidores e às vezes em circunstâncias críticas. O problema de planejamento de expansão de sistemas de transmissão (PET) possibilita que a rede transmita a energia gerada para abastecer os centros de carga em todo instante de tempo, a fim de satisfazer a crescente demanda por energia elétrica. No problema PET, além de cumprir com todas as restrições técnicas, deve-se elaborar um plano de expansão econômico. O planejamento da expansão do sistema de transmissão é um tipo de atividade em que as decisões devem são tomadas e planejadas em nível nacional já que implica absorver recursos financeiros significativos. Consequentemente, elaborar um projeto de expansão ideal, com o mínimo custo possível e com a máxima confiabilidade é uma tarefa crucial. Do ponto de vista da estrutura dos sistemas de energia, pode-se afirmar que o problema PET é analisado nos sistemas regulados e desregulados. O principal objetivo do PET em um ambiente regulado é atender a demanda de carga, com mínimo custo, levando em consideração o critério da confiabilidade. Por outro lado, em sistemas de energia reestruturados, a expansão da transmissão destina-se a criar um ambiente competitivo sem qualquer discriminação de acesso à rede de transmissão. Esse mecanismo pode perfeitamente assegurar mercados competitivos. Em geral, o problema PET em ambientes regulados é um problema de programação não-linear inteira mista, o qual envolve algumas dificuldades, tais como um tempo prolongado para executar esse tipo de projetos, assim como a necessidade de uma técnica de otimização não-convexa. Além disso, devido à complicação dos problemas de otimização combinatória, e também por existir muitos mínimos locais neste caso, trata-se de um problema que exige tempos de... (AU)

Processo FAPESP: 10/19032-1 - Algoritmo tabu search especializado para o problema de planejamento da expansão de sistemas de transmissão
Beneficiário:Hamid Khorasani
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado