Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação de polimorfismos genéticos na progressão da infecção de pacientes monoinfectados e coinfectados com os Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Vírus da Hepatite C (VHC)

Texto completo
Autor(es):
Viviam Milanez Massolini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2016-01-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Maria Inês de Moura Campos Pardini; Rejane Maria Tommasini Grotto
Resumo

A vulnerabilidade humana à infecção pelo HIV não é uniforme, fatores virológicos e do hospedeiro são determinantes no risco da transmissão e na evolução natural da infecção. Polimorfismos (do hospedeiro) nos genes KIR estão sendo associados à evolução da infecção pelo vírus. Vários estudos vêm sendo realizados em monoinfectados pelo HIV-1, mas pouco se conhece a respeito da relação desses polimorfismos em coinfecção HIV/VHC. A finalidade deste estudo foi analisar a evolução da infecção pelo HIV em pacientes coinfectados HIV/VHC, baseada em parâmetros clínicos, laboratoriais e virológicos, correlacionando polimorfismos de genes KIR. Foram incluídas no estudo 251 amostras, as quais foram distribuídas em três grupos (Grupo 1: 100 indivíduos monoinfectados HIV-1; Grupo 2: 100 indivíduos monoinfectados VHC e Grupo 3: 51 coinfectados HIV/VHC. As determinações dos subtipos (HIV-1) e genótipos (VHC) foram realizadas por sequenciamento. As definições dos polimorfismos dos genes KIR foram determinados por PCR-SSP e do HLA, por sequenciamento. Dados referentes à evolução da infecção pelo HIV-1 e VHC foram analisados a partir dos prontuários médicos dos pacientes. Os resultados obtidos pelo presente estudo com relação aos genes KIR, 2DL2, 2DS2 e 2DL5, sugerem em caráter inédito a correlação destes polimorfismos com a evolução da infecção pelo VHC em indivíduos coinfectados. A inexistência de correlação dos polimorfismos dos genes KIR com a progressão da infecção pelo HIV-1 em coinfectados sugere que nesta condição, a presença do HIV-1 pode estar influenciando muito mais a progressão da doença pelo VHC do que o desenvolvimento de aids propriamente dito (AU)

Processo FAPESP: 13/00643-9 - Avaliação de polimorfismos genéticos na progressão da infecção de pacientes monoinfectados e coinfectados com os Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Vírus da Hepatite C (VHC)
Beneficiário:Viviam Milanez Massolini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado