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O papel dos professores na construção da autonomia moral dos alunos: como pensam e o que fazem

Texto completo
Autor(es):
Lilian Thiago Montanha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2016-03-07.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Rita Melissa Lepre
Resumo

O objetivo principal deste trabalho consistiu em compreender - valendo-se de entrevistas e de observações - o que pensam e o que fazem professores do Ensino Fundamental no que se refere à formação ética e moral dos educandos. O processo de ensino e aprendizagem, pensado por meio da escolarização formal, envolve algumas dimensões importantes como a técnica, a humana e a política. É fato que a escola vem trabalhando a dimensão técnica e de conteúdos, de alguma forma, ao longo dos anos. No entanto, as dimensões políticas e humanas não aparecem tão claramente no processo pedagógico. Um ensino dividido em séries, fragmentado, e isolado do cotidiano permeia, atualmente, as escolas. Daí a pertinência desta pesquisa cujo método adotado foi o da investigação do tipo etnográfico, por permitir aproximação maior com o grupo social, facilitando uma compreensão global dos dados. Participaram deste estudo professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Assis, interior do estado de São Paulo. Observar o cotidiano e a dinâmica dos professores com os alunos facilitou a interpretação dos dados e possibilitou a verificação dos métodos utilizados pelos professores em sua prática, oferecendo à fala captada em entrevista um caráter mais vivificado. Cabe ressaltar, que o desenvolvimento moral é resultante de um processo contínuo que ocorre por meio das relações estabelecidas entre os indivíduos nos diferentes espaços que habitam e, no decorrer desse processo, a escola e os professores possuem papel fundamental. Para a análise dos dados seguiu-se um procedimento de três fases: inicialmente, foram elencados núcleos-base das questões propostas aos docentes; na sequência, entre as observações, destacou-se o que se denominou de cenas, a fim de elucidar os momentos mais significativos desta fase; e, finalmente, procedeu-se... (AU)

Processo FAPESP: 13/24363-5 - O papel do professor na construção da autonomia moral dos alunos: como pensam e o que fazem
Beneficiário:Lilian Thiago Montanha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado