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Amortecimento ativo para redução da resposta aeroelástica via fluidos eletro reológicos

Texto completo
Autor(es):
Renato Kazuki Nagamine
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Flávio Donizeti Marques; Eduardo Morgado Belo; Carlos De Marqui Junior; Luiz Carlos Sandoval Goes; Roberto Gil Annes da Silva
Orientador: Flávio Donizeti Marques
Resumo

Fenômenos aeroelásticos podem levar à drástica redução na vida útil de uma aeronave ou ainda resultam em danos severos à estrutura. Para manter as respostas dinâmicas em níveis aceitáveis técnicas como as estruturas adaptativas têm sido aplicadas. Este conceito explora a integração entre os elementos ativos (atuadores e sensores) e o controlador à estrutura. Dentre os materiais próprios para uso em estruturas adaptativas estão os fluidos eletro-reológicos e magneto-reológicos que tem se mostrado como um dos mais promissores materiais ativos. Estes materiais apresentam rápidas mudanças nas suas propriedades reológicas devido à ação de um campo elétrico ou magnético. Para sua incorporação em uma estrutura é utilizada uma viga sanduíche que tem seu comportamento dinâmico modelado através do método GHM para incorporar a dependência da freqüência dos fluidos ER/MR em um modelo estrutural no domínio do tempo. Através do acoplamento deste modelo com o método da malha de vórtices, é possível estudar a resposta aeroelástica temporal. Também é analisada a eficiência dos fluidos ER/MR no atraso da ocorrência de flutter. Isto é feito com o auxílio do método PK que determina a velocidade crítica de flutter. (AU)

Processo FAPESP: 01/03960-8 - Controle ativo do amortecimento estrutural em uma asa inteligente via fluidos reológicos
Beneficiário:Renato Kazuki Nagamine
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado