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Preparando a tinta, enfeitando a praça: o papel da MPB na \'abertura política\' brasileira (1977-1984)

Texto completo
Autor(es):
Rafaela Lunardi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio; Maria Helena Rolim Capelato; Marcia Regina Tosta Dias; Marcelo Siqueira Ridenti; Walter Garcia da Silveira Junior
Orientador: Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
Resumo

O trabalho procura analisar o papel da Música Popular Brasileira (MPB) nos eventos de protesto no período final do Regime Militar, entre 1977 a 1984. Nesse momento, a MPB esteve presente em shows, comícios, TV, rádios e em caminhões de som, embalando manifestações públicas contrárias ao Regime e campanhas eleitorais promovidas por estudantes, partidos de oposição, nos quais destacaram-se o MDB, posteriormente PMDB, PT e PDT, movimentos sindicais, movimentos de bairro, pela Anistia e pelas Diretas Já. É possível constatar que muitos artistas, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gonzaguinha, Gilberto Gil, entre outros do elenco já consagrado de MPB, estiveram presentes nessas manifestações. Nosso objetivo é compreender as atuações desses artistas como agentes políticos, suas possíveis ligações com os partidos de oposição e o papel das canções na ressignificação dos valores políticos e na construção de um sentido de pertencimento coletivo na oposição ao Regime Militar. (AU)

Processo FAPESP: 12/09744-0 - "Preparando a tinta, enfeitando a praça": o papel da MPB na abertura política brasileira (1977-1984)
Beneficiário:Rafaela Lunardi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado