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Tradução e validação do instrumento Nordic Orofacial Test - Screening (NOT-S) e avaliação da associação entre disfunção orofacial e qualidade de vida relacionada à saúde bucal em crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos

Texto completo
Autor(es):
Marina Severi Leme
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Beatriz Duarte Gavião; Gustavo Hauber Gameiro; Regina Maria Puppin Rontani
Orientador: Maria Beatriz Duarte Gavião
Resumo

A função orofacial inclui ações vitais do organismo, postura muscular (como posicionamento de lábios e língua) e atua como base para a interação social em relação à fala, a comunicação emocional, a expressão facial e a aparência. Desta forma, a disfunção orofacial pode ser severamente debilitante e pode comprometer o bem-estar e a qualidade de vida desde a infância, o que evidencia a relevância da compreensão da influência de fatores individuais e ambientais na relação saúde/qualidade de vida. O objetivo desta dissertação foi traduzir o instrumento The Nordic Orofacial Test - Screening (NOT-S), que avalia disfunções orofaciais, para a língua portuguesa, realizar a adaptação transcultural e a validação em crianças brasileiras e investigar a relação entre disfunção orofacial e qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHQoL) e a influência dos hábitos na OHQoL e nível de ansiedade. O instrumento foi submetido às seguintes etapas: tradução para português (Brasil), tradução reversa, revisão por comitê, pré-teste (n=20), validação (n=332) e teste re-teste (n=50). A comparação entre o instrumento original e o resultado da tradução reversa mostrou forte concordância entre ambos. O comitê revisor acrescentou palavras e frases e substituiu advérbios e palavras por sinônimos para facilitar o entendimento. Para o pré-teste, a cada um dos itens do instrumento foi acrescentada a alternativa "não entendi" ou "não aplicável", duas questões (IIA e a IVB) tiveram um índice de respostas "não entendi" de 15%, foram reformuladas pelo comitê e novamente aplicadas em 20 crianças, e, a partir disso, o índice de resposta "não entendi" foi nulo. O escore da amostra total variou de 0 a 7. O escore 0 ocorreu em 5% da amostra e o mais freqüente foi o escore 3; o escore médio foi 2,64. Os domínios mais freqüentes foram o III (Hábitos) e IV (Mastigação e Deglutição), com 70 e 50%, respectivamente. Não houve diferença nos escores do NOT-S entre gêneros, porém a dentição mista apresentou valores significativamente maiores. A concordância intraexaminador foi 97,8%, comparando-se a primeira e a segunda (re-teste) aplicação do NOT-S. Para avaliação da associação entre disfunção orofacial e OHQoL, 325 crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos de idade, foram avaliados quanto à disfunção orofacial (usando o protocolo NOT-S) e responderam questionários de OHQoL (usando o Child Perceptions Questionnaires - CPQ 8-10 and CPQ11-14). Os participantes foram distribuídos em grupos, de acordo com as seguintes variáveis: idade (8-10 e 11-14 anos), hábitos deletérios (com hábitos - ao responder sim a questão III do NOT-S - e sem hábitos - ao responder não à questão) e gênero (feminino e masculino). A maioria da amostra consistiu do grupo de hábitos (71,2%), os escores do CPQ foram maiores nos grupos 11-14 (p< 0,0001), hábitos (p< 0,0001) e gênero feminino (p< 0,001). A ansiedade não variou entre o grupo hábitos e sem hábitos, porém foi maior no gênero feminino. A correlação entre os escores do NOT-S e CPQ foi r>0,30 e p< 0,0001. A versão em português do NOT-S foi considerada traduzida e validada para o Português, sugerindo associação entre disfunção orofacial e OHQoL. Os hábitos bucais, embora não tenham tido influência na ansiedade, influenciaram a OHQoL, (AU)

Processo FAPESP: 07/06863-0 - Avaliação de disfunções orofaciais e qualidade de vida, níveis salivares de cortisol e atividade eletromiográfica dos músculos orbicular e mentoniano em crianças na faixa etária de 8 a 14 anos
Beneficiário:Marina Severi Leme
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado