Busca avançada
Ano de início
Entree


Poliformismo da haptoglobina, status de ferro e proteinas de fase aguda em pacientes infectados pelo virus da imunodeficiencia humana (HIV)

Texto completo
Autor(es):
Tânia Regina Zaccariotto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria de Fátima Sonati; Marilda de Souza Gonçalves; Maria Heloisa de Souza Lima Blotta
Orientador: Maria de Fátima Sonati
Resumo

A haptoglobina (Hp) humana é uma glicoproteína plasmática tetramérica (a2b2), sintetizada no fígado, com propriedades antioxidativas e imunomodulatórias. É codificada por dois alelos codominantes, HP1 e HP2, de cuja combinação resultam três principais genótipos/fenótipos (Hp1-1, Hp2-1 e Hp2-2), os quais apresentam distintas eficiências em suas atividades. Vários autores têm investigado a influência do polimorfismo da Hp na suscetibilidade e evolução clínica de diferentes doenças humanas, incluindo a infecção pelo HIV. Os resultados, entretanto, são controversos, dependendo do aspecto investigado e da origem da população estudada. Foram aqui analisados 387 pacientes brasileiros HIV-1+ (classificados clinicamente em A=177, B=51 e C=159, segundo classificação do Center for Disease Control-CDC-USA) e 142 controles normais, soronegativos, quanto à distribuição dos genótipos de Hp e à influência desse polimorfismo no status de ferro (ferro sérico, ferritina, transferrina e saturação da transferrina) e nas concentrações séricas das proteínas de fase aguda - Hp, proteína C reativa, fibrinogênio e albumina. Entre os pacientes, as contagens de linfócitos T-CD4+ e as determinações de carga viral também foram comparadas. Os resultados não revelaram diferenças significativas na distribuição dos genótipos, nem entre pacientes e controles, nem entre os subgrupos clínicos da doença, embora, entre os pacientes, as proporções genotípicas não tenham correspondido ao equilíbrio de Hardy-Weinberg (p<0,05). Com relação aos parâmetros bioquímicos analisados, a única diferença estatisticamente significante foi quanto as concentrações séricas de Hp nos indivíduos com genótipo Hp2-2, inferiores aos demais, tanto nos pacientes quanto nos controles (p<0,001), resultado também encontrado em estudos prévios em outras populações. Nenhuma outra diferença ou correlação relevante pode ser detectada, sugerindo que, na população aqui investigada, o polimorfismo da Hp não exerce influência importante. Um quarto fenótipo, denominado ¿HP0¿, correspondente à Hp reduzida ou ausente no plasma, foi encontrado em 28% dos pacientes e 12% dos controles normais, mas as bases moleculares não foram esclarecidas, sendo que em parte dos pacientes essa ¿hipohaptoglobinemia¿ pode ser secundária a episódios de hemólise ou disfunção hepática (AU)

Processo FAPESP: 02/11796-6 - Avaliacao da capacidade antioxidativa e de resposta de fase aguda de individuos com diferentes genotipos da haptoglobina infectados ou expostos ao hiv.
Beneficiário:Tânia Regina Zaccariotto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado