Busca avançada
Ano de início
Entree


O Real do corpo no flamenco: O Duende em ato = The Real body in flamenco: The Elf in action

Texto completo
Autor(es):
Cristina Santaella Braga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Cássia Navas Alves de Castro; Graziela Rodrigues; Juliana Martins Rodrigues de Moraes; Oscar Cesarotto; Carla Andréa Silva Lima
Orientador: Cássia Navas Alves de Castro
Resumo

Do mestrado (2010) trouxemos para o doutorado uma questão a ser resolvida, a saber, a questão da genialidade dos artistas, especificamente dos dançarinos. O que se passa quando essa genialidade é incorporada em cena, neste caso, performática? Quando se trata do flamenco, essa questão se fortalece nasleituras sobre o mistério do duende, no sentido teorizado, poetizado e refletido pelo poeta-escritor Frederico Garcia Lorca. Pensar na intersecção entre a dança e a psicanálise vem de longe, desde a Iniciação Científica que versou sobre Carmen, de Mérimée (2003). As inquietações que aí nasceram passaram para uma nova etapa, agora focalizada na questão do duende. As tentativas de compreender o duende com apoio nas técnicas teatrais ou nos métodos de dança, tanto em um quanto em outro caso, em vez de dar suporte, foram desviando o trabalho de seu verdadeiro foco. Nessa medida, quanto mais os caminhos ensaiados se revelavam, se não inadequados, pelo menos incompletos e tergiversantes, mais forte se tornava a aposta na psicanálise. Afinal, o problema da criação artística e literária nunca foi estranho a Freud e Lacan. Portanto, seguir essa fundamentação teórica e a metodologia que dela decorre foi se revelando promissor na medida em que o duende não vem de fora, como nos lembra Lorca: "o duende não está na garganta; o duende sobe por dentro a partir da planta dos pés". Uma vez que isso nos leva, irremediavelmente a algo da ordem do impalpável, mas, ao mesmo tempo e paradoxalmente, instaurador de realidades em cena, a pesquisa foi se sistematizando teórica e metodologicamente na direção daquilo que Lacan caracterizou como Real. Isso nos permitiu chegar a articulações complexas, mas reveladoras sobre as relações entre dança e psicanálise, em especial nos permitiu penetrar nos enigmas do duende em ato (AU)

Processo FAPESP: 12/25214-0 - Barreiras e inibições ao gesto criador do intérprete flamenco
Beneficiário:Cristina Santaella Braga da Hora
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado