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Projeto e implantação de LL: uma linguagem de bibliotecas baseada em objetos

Texto completo
Autor(es):
Evandro Bacarin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Tomasz Kowaltowski; Hans Kurt Edmund Liesenberg; Luiz Henrique de Figueiredo
Orientador: Tomasz Kowaltowski
Resumo

O trabalho apresenta uma linguagem de programação, denominada LL (de Library Language), que visa atender as necessidades de projetistas de algoritmos - programadores ocasionais que necessitam implementar seus algoritmos para testá-los, demonstrá-los didaticamente ou analisar sua eficiência. A linguagem busca ser simples e expressiva. Uma linguagem de programação complexa, em contraste com a simplicidade perseguida no projeto de LL, pode induzir o programador a erros alheios ao algoritmo em implementação, devido à complexidade excessiva da ferramenta. A expressividade é outra qualidade desejável, uma vez que os algoritmos a serem codificados são, muitas vezes, descritos em artigos, livros ou anais de congressos em uma linguagem de bastante alto nível. Expressividade e simplicidade visam prototipação rápida de algoritmos. O tempo e o esforço de implementação podem ser abreviados se o programador tiver ao seu alcance um rico conjunto de bibliotecas que o auxiliem em seu trabalho. Assim, LL enfatiza a facilidade de criação e reutilização de bibliotecas escritas em outras linguagens. O trabalho descreve, também, alguns detalhes de implementação de seu compilador, bem como relaciona semelhanças e diferenças de linguagens de programação que influenciaram seu projeto. (AU)

Processo FAPESP: 93/03843-3 - Projeto e implementação de LL: uma linguagem de bibliotecas orientada a objetos
Beneficiário:Evandro Bacarin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado